O que eu quero para 2024

Olha, eu juro que fiz esta lista nos primeiros dias de janeiro. Escrevi 17 itens no meu caderninho de folhas coloridas que comprei ano passado para usar no mestrado e acabei usando somente três páginas em seis meses. É que escrever no digital é mais fácil para pesquisar depois.

Mas confesso que adoro anotações em papel. Principalmente se eu puder rabiscar sem compromisso ou usar canetas de cores diferentes. Mas isso não vem ao caso…. Vamos lá! Primeiro texto do ano: uma lista comentada.

Item 1: Buscar ser melhor todos os dias. Melhor esposa, filha, irmã, tia, amiga…
Eu sei, é clichê coach. Mas é uma verdade que pode abranger diversas atitudes que muitas vezes só dependem de mim. E é também uma reflexão para mim mesma. Como posso ser melhor? Papo chato, eu sei. Mas resoluções de ano novo é isso mesmo, gente. Paciência…

Item 2: Não desperdiçar tanto tempo no Instagram.
O que isso significa? Fazer melhor meu tempo de qualidade no Instagram. Postar mais e navegar menos. Postar mais porque entendi que essa pode ser uma forma de me manter ativa, de não ser esquecida e que ajuda a ter visibilidade profissional. Navegar menos porque tenho consciência de que fico horas rolando o feed e absorvendo muita coisa inútil. Isso me gera mais ansiedade, irritação e é um dos principais motivos de procrastinar atividades importantes do meu dia-a-dia. Com isso, estou completamente desapegada e dando unfollow por qualquer motivo.

Item 3: Dedicar ao inglês!
Essa é óbvia: saber falar um novo idioma é fundamental nos dias de hoje, sobretudo para mim, que trabalho com comunicação e amo viajar! Eu sei me desembolar bem, me formei no cursinho quando era adolescente e inclusive já dei aulas particulares, mas hoje a fluência é meu objetivo.

Item 4: Aprender mais sobre estilo de vida saudável.
Longe de mim querer ser uma pessoa com o lifestyle fitness. Bem longe de mim. É só que eu compreendo que preciso me cuidar enquanto estou nova. E eu nunca aprendi isso em casa ou na escola. Ou seja: passou da hora de correr atrás do prejuízo. Estou gostando de entender um pouco mais sobre como uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde, sobretudo a longo prazo.

Item 5: Receber meus pais e irmãos em Portugal.
Este item não é só sobre saudade. Não é fácil nem barato, mas poder ter uma casinha na Europa e ter a oportunidade de proporcionar a experiência para minha família de viajar para esses cantos aqui é surreal. Eu sei: não é uma coisa que depende de mim. Mas, note que o título da minha lista é: “o que eu quero” e não “o que vou fazer”. Esta é uma lista de desejos e não de tarefas. Aqui estão minhas prioridades e se eu puder fazer algo para concretizar, eu farei.

Item 6: Tentar gostar do mestrado.
Se esforçar mais! É chato mesmo. Mas poderia ser pior. Essa última frase sempre me acompanha nos momentos que preciso de motivação. Poderia ser pior, mas ainda bem que não é. Então, já que não é pior, bora pra cima! Cada dia que passa, é um dia a menos.

Item 7: Conhecer novos lugares e aprender com isso.
Não é só viajar. É experiência. É compreender novas culturas, vivências, hábitos. Aprender um pouquinho sobre história, gastronomia, natureza e pessoas. É encher a minha caixinha de conhecimento para que eu me torne melhor, mais tolerante e respeitosa. É sobre furar a bolha, não ter uma mente limitada e poder compartilhar com o mundo.

Item 8: Fazer exercício físico pelo menos três vezes por semana.
Essa está alinhada com o item 4. Eu sei que poderia colocar uma meta maior, mas aí eu desistiria na segunda semana. Para uma pessoa que detesta fazer academia, acho prudente respeitar e ir aos poucos.

Item 9: Conhecer a Disney de Paris.
Quero muito fazer isso no meu aniversário desse ano. Aliás, anotem para enviar mensagens e me ligar: 17 de abril.

Item 10: Postar mais no blog.
Eu não quero deixar este espaço morrer antes de completar um ano. Acho que se eu conseguir postar pelo menos uma vez por semana ficarei satisfeita. Se eu postar menos mas tiver bons motivos, aí tudo bem. Eu também acho essa coisa de blog bem anos 2010, mas o texto é a minha vibe. Escrever é uma das atividades que mais me faz bem. Por mais que as pessoas hoje em dia só leiam o título, ou, muitas vezes, só vejam a imagem, eu quero deixar registrado muitas palavras que atravessam o vento. Nem que seja só pra mim.

Item 11: Visitar o Brasil.
Este, sim, é um item sobre saudade. Da família, dos amigos, da comida, da simpatia, do calor humano. E tá explicado. Já me abri demais sobre isso em outros posts. E sei que virão muitos outros.

Item 12: Ver a beleza no ordinário.
Tá bom, mais um papo coach. Mas é que, quando eu descobri isso e comecei a praticar no meu dia a dia, muita coisa mudou. Claro que tem dias mais difíceis que outros, mas acredite que é sempre possível enxergar detalhes da nossa rotina que nos ajudam a ter um maior apreço pela vida. Neste momento eu consigo pensar em alguns, como: poder ver os aviões da minha janela mesmo que algumas pessoas reclamem do barulho; poder digitar em um computador que não trava; ter um caderno colorido que eu não teria dinheiro para comprar quando era criança. É simples, mas é de simplicidade em simplicidade que é feita a vida.

Item 13: Acolher meus sentimentos.
Raiva, angústia, amor, alegria, euforia, saudade, empatia, tristeza, medo, vergonha, solidão, culpa… São tantas coisas que se passam dentro de mim e muitas vezes eu tento esconder. Eu não quero, por exemplo, ter vergonha de chorar. Na verdade, eu sou uma grande chorona. Eu choro até dando gargalhada. E que mal tem? Acolher meus próprios sentimentos é sinal de autoconhecimento, bem-estar e busca pelo equilíbrio emocional.

Item 14: Fazer mais cursos online e aplicar conhecimentos.
Veja: não é só ter um diplomazinho para o LinkedIn. Eu quero poder aplicar as coisas que aprendo. De que forma ainda não sei, mas vou aprender.

Item 15: Cuidar da minha autoestima.
Preciso fazer coisas que façam eu me sentir bem, bonita e saudável. Me sinto bem sendo produtiva, fazendo coisas que eu gosto e ganhando o meu próprio dinheiro. Me sinto bonita ao comprar roupas novas, fazer a unha, cuidar do cabelo. Me sinto saudável ao comer uma saladinha bem temperada e fazer uma boa aula de zumba.

Item 16: Experimentar novos restaurantes e novas comidas.
Vai além do simples prazer gastronômico. Eu acredito que a comida é uma experiência cultural. Sou “chata pra comer” e por isso mesmo acho importante essa ampliação do paladar. Me desafia e me leva a uma maior apreciação por uma variedade de sabores e texturas. Sem contar a inspiração para cozinhar – um dos dotes que tenho gostado de praticar.

Item 17: Melhorar o foco. Dispersar menos. Controlar a ansiedade.
Tem a ver com o item 2 e está completamente ligado ao meu bem-estar mental e desempenho cotidiano. Quanto mais focada eu fico, mais aumenta a minha produtividade e evito perda de tempo. E eu odeio perder tempo – o que me deixa ainda mais ansiosa. Gosto de ser direta ao ponto.

Menos na escrita, né? Que lenga-lenga! Mas é isso. Se não der certo, eu quero, pelo menos, ter tentado.

Deixe um comentário